Casa Verde Amarela x Minha Casa Minha Vida: Entenda o novo programa habitacional

Mãos-segurando-chaves-imóvel-próprio

 

 

 

Se você está pensando em comprar um imóvel, ou até mesmo já possui um, é muito provável que você já tenha ouvido falar do Minha Casa Minha Vida.

 

 

Caso você ainda não conheça, esse é um programa criado em 2009 através de uma iniciativa do Governo Federal em parceria com a Caixa Econômica Federal que ajuda milhares de famílias a conquistarem seu primeiro imóvel, oferecendo diversos benefícios, como subsídios, baixas taxas de juros e o financiamento com prazo de pagamento por um longo período.

 

 

Porém, uma das mais recentes divulgações do Governo Federal foi a substituição do Minha Casa Minha Vida por um novo programa habitacional: o programa Casa Verde Amarela.

Muitas dúvidas surgiram com esse novo anúncio, afinal, ainda não existem muitas informações sobre os detalhes dessa nova iniciativa.

 

 

Pensando em te ajudar a entender melhor o Casa Verde Amarela, reunimos as principais informações divulgadas até o momento, para que você possa tirar suas dúvidas e conhecer melhor o substituto do Minha Casa Minha Vida.

Conheça as principais alterações

De acordo com informações divulgadas por representantes do Governo, o objetivo do programa é regularizar imóveis e terrenos de famílias com baixa renda, assim como adaptar as taxas de juros a nova realidade do Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic), que nada mais é do que a taxa básica do país, usada para nortear todas as outras.

Regularização

Existem muitas propriedades no Brasil que possuem problemas de documentação, por isso, ao mapear os imóveis irregulares e iniciar o processo de regularização, é possível inseri-los no mercado formal, facilitando a compra e venda dos mesmos e ajudando as famílias que são donas desse tipo de imóvel.

 

 

Outro ponto positivo é o plano de construir casas do zero para famílias mais frágeis que possuem esse tipo de propriedade, para que dessa forma, ninguém saia prejudicado.

Taxa de Juros

Devido a situação econômica do país decorrente do período de pandemia, a taxa básica de juros (Selic) tem passado por um período de grande redução, saindo de 6,5% ao ano em 2019 para 2,25% ao ano em 2020. Isso faz com que, teoricamente, as taxas de financiamento proporcionadas pelo banco diminuam.

 

 

Dessa forma, para acompanhar o movimento de redução, o programa Casa Verde Amarela surge com a proposta de diminuir a taxa de juros em relação ao programa Minha Casa Minha Vida, para se adaptar à nova realidade.

Mas afinal, o que vai mudar?

Ainda existem muitas informações que precisam ser divulgadas de forma mais clara e precisa; porém, o fato é: o país está passando por uma mudança importante quanto a política habitacional e, por isso, nos sentimos na obrigação de te manter informado da melhor maneira possível.

 

 

Gostou do artigo? Então compartilhe com seus amigos!

LinkedIn
Share
YouTube
Instagram