Juros Obra: Entenda o que é e como é calculado

juros-obra

Você já ouviu falar em juros obra ou taxa de evolução de obra? Muitas pessoas não estão muito familiarizadas com esse termo e isso acaba causando um certo incomodo na hora de pagar a conta. Se você é uma dessas pessoas, esse texto é pra você.

 

Nele viemos explicar todos os detalhes para que não haja surpresas no final do mês e saber exatamente o que deverá ser pago. Então fique ligado!

O que é juros obra?

1 – O que é Juros Obra?

 

Juros obra ou Taxa de Evolução da Obra é uma parcela cobrada em cima do  financiamento que o banco liberou para o seu imóvel.

 

2 – Como Calcular o Juros Obra?

 

A taxa é cobrada a partir do momento da assinatura do contrato de financiamento e o pagamento é feito em parcelas mensais até a tão sonhada finalização da obra.

 

Sendo assim, o valor do seguro está diretamente ligado ao andamento da construção.

 

Alguns clientes costumam realizar o cálculo abaixo para conseguir um valor aproximado. Porém, isso é apenas uma estimativa da conta, para saber mais afundo aconselhamos a leitura do site da Caixa.

 

como-calcular-o-juros-obra

Quais são os benefícios?

A Caixa Econômica Federal chama esse conjunto de tarifas de encargos.

 

O juros obra surgiu da necessidade de assegurar que o imóvel será realmente entregue a você. Por isso, outra vantagem está na segurança da conclusão da obra em casos de falência da construtora ou outros problemas correlatos.

 

Nesses casos, a CAIXA passa a concessão de toda a obra para uma outra construtora assumir, o que garante que o seu imóvel não deixará de ser construído.

O Juros Obra é obrigatório?

É obrigatório o pagamento desde que esteja no contrato de financiamento assinado pelo comprador do imóvel. E somente haverá a cobrança quando há a compra de um imóvel ainda na planta.

 

A Cobrança é feita pelo banco financiador da obra (por exemplo a Caixa), e em caso de não pagamento, quem cobrará o comprador será a construtora.

 

Após a assinatura do contrato, deverá ser pago até o final.

Até quando devo pagar?

O pagamento do Juros obra deve ser feito a partir do momento da assinatura do contrato com a Caixa Econômica, até o término da obra. Ou seja, quando a Caixa identificar que a obra está 100% concluída. 

 

Em algumas ocasiões a entrega de chaves pode ser antecipada em relação ao término oficial da obra. Portanto recomendamos que você se informe com a equipe de relacionamento com cliente e se atente ao prazo final da obra.

Como calcular o Juros Obra ?

A taxa varia principalmente de acordo com o valor do imóvel, taxa de juros de cada comprador e estágio de evolução da obra.

 

O ajuste do valor depende da evolução da obra, quanto mais próximo da entrega da obra o valor acaba crescendo. Portanto o cálculo é feito em cima da porcentagem de obra concluída, assim quanto mais acabada a obra, maior será a parcela.

Exemplo Real

Vamos usar o exemplo da Júlia!

 

Júlia viu que as condições para comprar um imóvel estavam imperdíveis e acabou de realizar seu maior sonho, comprando um apartamento na brio.

 

Após a aprovação dos seus documentos na Caixa, ela conseguiu um financiamento com parcelas de R$650,00. 

 

Veja como as parcelas de Júlia evoluíram ao longo do tempo:

Lembrando que este é apenas um exemplo ilustrativo.

exemplo-juros-obra

Como pagar o Juros Obra?

A cobrança do Juros Obra é feita pelo próprio banco financiador (Ex: Caixa Econômica Federal) normalmente via débito automático em conta. Em casos de não pagamento por saldo insuficiente na conta o valor é repassado para a construtora que pode fazer a cobrança com o cliente.

 

Como se trata de uma cobrança do banco, para maiores dúvidas indicamos conversas diretamente com o(a) gerente responsável pela sua agência

 

E aí? Gostou de nosso conteúdo? Conseguiu entender melhor o que é Juros Obra e como calcular ele?

 

É muito importante uma organização de seus pagamentos, de quanto você irá gastar de Juros Obra por mês para que você consiga se programar e não se apertar em nenhum mês. Dessa forma seu Planejamento Financeiro ficará mais completo e suas finanças consequentemente ficarão em ordem.

 

Ficou com mais alguma dúvida? Entre em contato conosco que te ajudamos a sanar qualquer dúvida sobre seu primeiro imóvel.

Quer sair do aluguel e ter seu imóvel próprio? Nós podemos te ajudar!

 

Nós podemos te ajudar a realizar seu sonho! A tão sonhada casa própria!

 

Idealizamos, projetamos e construímos imóveis de baixo custo com uma alta qualidade, com a prioridade principal no cliente!

 

Trabalhamos com o programa Casa Verde e Amarela (antigo minha casa minha vida) que fornece condições especiais de pagamento e facilita muito você conquistar seu imóvel próprio.

 

Quer saber mais? Entre em contato com um de nossos consultores que nós podemos ajudar você a realizar seu sonho!

LinkedIn
Share
YouTube
Instagram