Como saber o momento ideal para comprar um imóvel?

momento-ideal-para-comprar-um-imovel-mulher-jovem-pensando

Você sabe qual é o momento ideal para comprar um imóvel? Pergunta difícil, não é mesmo?

Mas fique tranquilo que vamos te ajudar, pois sabemos que um dos maiores sonhos de todo brasileiro é a conquista de seu imóvel próprio.

Porém, também sabemos que muitas vezes a sua realização parece estar tão distante, que às vezes acaba sendo deixada de lado.

Mas afinal, qual seria o momento ideal para comprar um imóvel?

A resposta é: depende! Existem diversos fatores que podem influenciar na hora perfeita de adquirir o seu Lar.

Por exemplo a economia do país, taxas de juros, disponibilidade de empreendimentos no mercado, entre muitos outros.

Entretanto, existe um item muito mais simples em relação aos anteriores que possui extrema importância: a sua situação financeira atual.

Ou seja, não são só as “condições externas” que devem ser consideradas na decisão pela compra ou não de um imóvel.

Mas também como você poderá organizar-se financeiramente para sustentar essa escolha tão importante.

Capacidade Financeira

Avalie as Opções

Um dos fatores mais importantes para decidir a hora de comprar um imóvel é entender sua situação atual e se existe espaço em seu bolso para investir em uma propriedade.

Muitas vezes, essa realidade pode parecer distante, porém existem diversos programas que podem te ajudar nesse processo.

Um deles é o Minha Casa Minha Vida, que auxilia milhares de famílias a conquistarem o primeiro imóvel próprio através do pagamento de parcelas de financiamento a partir de R$80,00, dependendo da sua renda!

Porém, quando se financia um imóvel, sempre existe um valor de entrada que não é financiado pelo banco.

Dessa forma, é necessário refletir se você possui economia suficiente para abater esse valor.

Se você optar por participar do programa Minha Casa Minha Vida, é possível financiar até 80% do valor de avaliação do imóvel.

Ou seja, estabelecendo uma  entrada no valor de pelo menos 20% da unidade em questão. 

Caso você compre um imóvel com uma construtora, é possível negociar a forma de pagamento da entrada, por isso avalie as melhores opções disponíveis para você!

Se você precisa de ajuda para escolher uma boa construtora, recomendamos a leitura do blog post “Passo a passo de como escolher uma boa construtora”.

Nele você encontrará várias dicas de como fazer a escolha certa da construtora do seu sonho!

Na brio Incorporadora, por exemplo, é possível dividir esse valor em até 60 vezes, além de montarmos um fluxo de pagamento totalmente de acordo com a realidade do cliente.

Equilíbrio entre Ganhos e Despesas

A estabilidade financeira deve ser um fator amplamente analisado, afinal, adquirir um imóvel é, na grande maioria das vezes, um compromisso de longo prazo.

Por isso, reflita se você possui estabilidade suficiente em sua fonte de renda e, consequentemente, uma “folga” entre seus ganhos e gastos mensais.

Fatores de Mercado

Oferta e Demanda

O primeiro ponto que você deve ficar atento é a oferta de imóveis no mercado!

Isto é, um dos princípios mais importantes da economia é a relação entre oferta e demanda, ou seja, pessoas que estão vendendo e pessoas que estão comprando. 

Sendo assim, quando existem mais pessoas vendendo do que comprando, o preço dos imóveis tende a cair, por isso, fique de olho no mercado.

Taxa de Juros

Além da Oferta e Demanda, é preciso ficar de olho em outro ponto, que é a taxa de juros básica do país, ou seja, a Selic.

Essa taxa está extremamente relacionada com a taxa de juros do financiamento de um imóvel.

Ou seja, quando a taxa básica cai, em teoria, os juros dos financiamentos tendem a cair também.

Por isso, é importante levar em consideração a Selic no momento de financiar um imóvel.

Entretanto, é preciso destacar que o programa Minha Casa Minha Vida, independentemente do valor da Selic, sempre apresentou os juros competitivos em relação ao mercado.

Se você quer saber mais sobre a Selic e como ela influencia a compra do seu imóvel recomendamos a leitura do artigo “Qual a melhor taxa de juros para financiar imóvel?”, do Valor Investe.

Afinal, existe momento ideal para comprar um imóvel?

A resposta para essa pergunta não é tão simples, como você pode perceber, pois depende muito da sua realidade. 

Como mostramos anteriormente, existem diversos fatores que devem ser considerados em conjunto para que determinado momento seja considerado o ideal para dar início a busca do imóvel próprio. 

Mas não se deixe enganar, talvez agora seja a hora correta para você realizar esse sonho! Fale com um de nossos consultores.

 

LinkedIn
Share
YouTube
Instagram