Redução da taxa de juros da Selic: o financiamento do seu imóvel ficará mais barato!

O mês de agosto começou com a redução da taxa de juros da Selic, por decisão do Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central), caindo de 13,75% para 13,25% ao ano. A expectativa é que a taxa continue diminuindo, podendo chegar a 12% ao final de 2023.

Taxa Selic

A taxa básica de juros, chamada de Taxa Selic, é o principal instrumento usado pelo Banco Central para controlar a inflação. Sendo assim, ela influencia o nível de todas as outras taxas praticadas no mercado. Nos últimos meses, o Brasil apresentou uma redução na inflação, chegando a 3,16% em junho desse ano (no ano passado, a inflação foi de 12%).

E o que a queda da Selic tem a ver com a compra de imóveis?

Com essa queda, em um período de 2 a 3 meses, as taxas de juros também irão cair, o que vai deixar financiamentos imobiliários mais baratos, ou seja, as parcelas da compra da sua casa ou apartamento terão valores menores!

De acordo com Alberto Ajzental, coordenador do curso de Negócios Imobiliários da FGV (Fundação Getúlio Vargas), o crédito imobiliário (total de recursos para o financiamento de um imóvel), é o crédito que está mais ligado com a variação da Selic. Assim, com a diminuição dessa taxa, haverá também uma diminuição da taxa de juros em alguns meses, o que afetará os preços dos imóveis.

Então devo esperar para comprar meu empreendimento?

Não necessariamente!

Como a compra de imóveis é de longo prazo, caso você enxergue uma boa oportunidade, seria uma boa escolha investir em um novo lar, pois é possível pedir a portabilidade, ou seja, negociar taxas mais baratas com outros bancos nos meses seguintes.

Então fique ligado e aproveite, as taxas irão cair e a previsão é que continuem assim até o final do ano. Pode ser uma boa escolha comprar um imóvel para chamar de seu!

LinkedIn
Share
YouTube
Instagram