Passo a Passo do Minha Casa Minha Vida: Entenda as etapas

passo-a-passo-do-minha-casa-minha-vida-pessoa-com-boneco-subindo-escadas

Se você está em busca do sonho do Lar próprio, provavelmente já deve conhecer um pouco sobre o Minha Casa Minha Vida (MCMV).

 

Esse programa é responsável por ajudar milhares de famílias a conquistar o seu primeiro imóvel.

 

Visto que oferece diversas vantagens como descontos, baixas taxas de juros e um prazo extenso para a quitação do financiamento.

 

Porém, o processo necessário para participar do MCMV ainda causa muita confusão na cabeça dos brasileiros, parecendo ser algo muito complexo e de difícil compreensão.

 

Mas acredite, é muito mais simples do que você imagina!

 

Pensando nesse contexto, elaboramos um passo a passo do processo de financiamento do imóvel pelo Minha Casa Minha Vida, com a intenção de descomplicar esse assunto para você que ainda está com algumas dúvidas.

 

Leia e entenda as 10 etapas cruciais para a conclusão do processo:

Passo a Passo do Minha Casa Minha Vida

1° Escolha da Construtora

O primeiro passo nesse processo, e um dos mais importantes, é a escolha de uma construtora de confiança, que irá te ajudar a realizar o sonho do imóvel próprio.

 

É muito importante ter em mente alguns fatores na hora de tomar essa decisão, por isso, escrevemos um conteúdo que pode te ajudar durante esse momento.

 

Leia o nosso post Passos A Passo De Como Escolher Uma Boa Construtora, nele você aprenderá como escolher a melhor construtora do mercado e além disso, fugir de toda e qualquer dor de cabeça nesse momento tão importante na sua vida.

2° Envio da Documentação

Assim que você escolher sua construtora, é necessário enviar alguns documentos ao correspondente bancário da Caixa Econômica Federal.

 

Os documentos necessários são os seguintes:

 

  • Carteira de Identidade (RG);
  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
  • Cadastro de Pessoas Físicas (CPF);
  • Certidão de Nascimento ou Casamento;
  • Comprovante de Residência;
  • Carteira de Trabalho;
  • Extrato de Fundo de Garantia.

Se você ficou com alguma dúvida sobre documentação, recomendo a leitura do post Documentos Necessários Para O Minha Casa Minha Vida.

 

No conteúdo você encontrará mais informações, como por exemplo quais são os documentos necessários no caso dos trabalhadores autônomos.

3º Pré-Aprovação de Crédito

Após o recebimento da documentação, o correspondente confere todas as informações enviada e faz uma análise do seu perfil e retorna a analise para a construtora com as condições de pré-aprovação do crédito para a compra do imóvel.

4º Apresentação das Condições

Esse é o momento que a construtora te chama para apresentar as condições de pré-aprovação. 

 

Nesse atendimento é informando todos os números que a Caixa Econômica Federal liberou para você!

 

Como por exemplo o valor da parcela de financiamento, a taxa de juros, o valor de subsídio e a liberação, ou não, do uso do saldo de FGTS para abatimento na entrada do imóvel.

5º Negociação

Depois de entender todos as condições oferecidas, chegou a hora de negociar com a construtora o pagamento do valor de entrada, uma vez que a Caixa financia até 80% do valor do imóvel.

 

A flexibilização na negociação varia de acordo com a construtora.

 

Na brio, por exemplo, é possível dividir a entrada em até 60 meses, além de adaptar o fluxo de pagamento da forma mais adequada para você, de forma a não fazer com que a entrada fique muito pesada no seu bolso.

6º Assinatura com a Construtora

Com o sucesso da negociação, agora é só assinar o contrato com a construtora e dar um grande passo para a conquista do primeiro imóvel.

 

É importante ter em mente que o processo ainda não acabou, faltando assinar o contrato de financiamento com a Caixa, a qual precisa conferir se você possui de fato as condições para o financiamento.

 

Para isso, um dos gerentes da agência marcará uma entrevista com você, na intenção de entender melhor a sua realidade e validar as informações passadas através da construtora.

7º Preenchimento de Formulário

Com a intenção de facilitar o processo da entrevista, você preenche previamente um formulário com suas informações junto ao correspondente bancário, que irá auxiliar na preparação para a próxima etapa.

8° Entrevista com o Banco

Não se preocupe! Como escrito anteriormente, o objetivo dessa etapa é só que o banco consiga entender melhor a sua realidade e confirme a capacidade que você terá em cumprir com o contrato de financiamento.

 

Por isso, é recomendado que você chegue pontualmente na reunião e que seja claro em suas respostas durante a entrevista, para que não ocorra nenhum engano.

 

Esse também é um ótimo momento para melhorar seu relacionamento com a Caixa!

9° Assinatura com a Caixa

Após a conclusão da entrevista, o banco vai te reapresentar os valores finais aprovados de subsídio, financiamento, taxa de juros e FGTS.

 

Depois de conferir todas as informações, é só assinar o contrato de financiamento e dar o penúltimo passo para a concretização do seu sonho.

10º Registro de Contrato

Por último, a Caixa envia seu contrato ao cartório para que possa ser registrado e pronto!

 

Agora é só aguardar a finalização das obras e desfrutar do seu primeiro lar próprio.

Não é simples?!

Como você pode perceber, o processo de compra pelo programa Minha Casa Minha Vida é mais simples do que você imaginava.

 

Além disso, uma boa construtora pode te auxiliar em todas as etapas desse processo, para que você não tenha nenhuma dificuldade em passar por essas 10 etapas.

 

Que tal dar início no processo de conquista do sonho do imóvel próprio? Converse com um de nossos consultores.

LinkedIn
Share
YouTube
Instagram