Comprar ou alugar imóvel? 7 motivos para te ajudar a decidir

comprar-ou-alugar-imovel-casal-adquirindo-apartamento

Comprar ou alugar imóvel? Se você está procurando um Lar certamente esse pergunta já passou por sua cabeça! 

 

Por isso preparamos essa material com 7 motivos que vão te ajudar a tomar uma decisão.

 

Pois infelizmente sabemos que quando o assunto é moradia, muitas pessoas acreditam que a compra de um imóvel próprio é um objetivo muito distante da realidade.

 

Essa falsa percepção é um produto de variados fatores, como a falta de informação sobre o processo de financiamento e o desconhecimento sobre as possibilidades de valor dos imóveis, “pendendo” a escolha para o lado do aluguel.

 

Esse caminho pode resolver seu problema por hora, porém, não deve ser uma solução definitiva.

 

Sendo assim, iremos te mostrar algumas das razões do porquê adquirir um imóvel próprio e te provar que a realização desse sonho pode estar mais próxima do que você imagina.

Maior segurança e estabilidade para você

O primeiro tira-teima entre comprar ou alugar imóvel está relacionado a segurança e estabilidade!

 

Sabe aquele tipo de dor de cabeça chata que você precisa enfrentar quando aluga um imóvel?

 

Negociação de contrato, alteração anual do valor do aluguel, possibilidade de ter que entregar a propriedade por uma vontade repentina do locatário… nunca mais.

 

Quando se conquista o lar próprio, esse tipo de problema vai embora e não volta nunca mais, gerando assim maior conforto e estabilidade para você e sua família.

A liberdade que você deseja

É muito comum querer deixar nossa casa ou apartamento com a nossa cara.

 

Entretanto, quando se aluga um imóvel, não se tem a total liberdade para fazer essas mudanças, seja por restrições contratuais ou até mesmo pela vontade do locador.

 

Ao se tornar proprietário, você está livre para personalizar da forma que quiser.

Menor burocracia

Quem nunca teve aquela dor de cabeça para resolver algum problema com a moradia alugada?

 

Independentemente do que seja, geralmente é preciso negociar com a imobiliária ou com o proprietário, e isso pode levar um tempo considerável. 

 

Com o seu próprio imóvel, essas burocracias ficam de lado e você pode resolver os problemas no seu tempo e da forma como achar melhor.

Valorização

Uma propriedade é uma ótima forma de investimento, pois carrega uma tendência de valorização ao longo do tempo.

 

Ou seja, seu imóvel pode valer muito mais do que você pagou depois de alguns anos, principalmente se o empreendimento for de qualidade e estiver em uma boa localização.

 

Se quiser saber mais sobre  como investir em imóveis, recomendo a leitura do post “Como investir em imóveis?“.

 

Nele você encontrará algumas dicas de como investir e quais são as opções disponíveis no mercado.

 

Melhora sua saúde financeira

Ainda está em dúvida entre comprar ou alugar imóvel? Não se preocupe que as dias ainda não acabaram!

 

A cada parcela paga de aluguel, esse dinheiro pode ser considerado como “perdido”, pois apesar de você estar recebendo o direito de morar no imóvel, ele nunca será seu de fato e em algum momento você terá que sair.

 

Porém, quando você financia, essa parcela paga mensalmente te aproxima cada vez mais da realização do sonho do imóvel próprio.

 

Além disso, o dinheiro que antes era destinado ao aluguel, pode ser utilizado para outros fins, como fazer uma poupança para aposentadoria, um programa em família ou até mesmo buscar capacitações para aproveitar novas oportunidades no mercado de trabalho.

É simples

Por mais que o processo de aquisição do imóvel pareça complexo, é muito mais simples do que você pode imaginar.

 

Atualmente existem diversos materiais na internet que podem te auxiliar nesse processo, como por exemplo o nosso E-book Guia Completo do Primeiro Apartamento, clique aqui para ter acesso a esse material.

 

Além disso, o atendimento de uma boa construtora pode te ajudar a tirar todas as suas dúvidas.

 

Quer saber como encontrar uma boa construtora? Confira nosso material Passo a passo de como escolher uma boa construtora.

Várias opções de financiamento para você

Atualmente, existem diversos programas de financiamento que podem te ajudar na conquista do primeiro imóvel próprio.

 

Merecedor do maior destaque, o Minha Casa Minha Vida já ajudou milhares de famílias brasileiras a alcançarem essa realização, oferecendo as menores taxas de juros do mercado e com parcelas a partir de R$ 80,00.

 

Se interessou pelo assunto? Temos um guia completo sobre o programa Minha Casa Minha Vida. Aqui você encontrará respostas sobre todos os benefícios oferecidos, como participar e muito mais!

E aí, já sabe se vai comprar ou alugar imóvel?

Sabemos que quando o assunto é moradia, existem diversos fatores que interferem em nossas escolhas, e que o aluguel muitas vezes acaba sendo uma boa solução momentânea.

 

Porém, como apresentado anteriormente, existem grandes desvantagens, tanto do ponto de vista financeiro quanto de liberdade e segurança.

 

Além disso, como pôde perceber, sair do aluguel é mais simples do que você imagina e, caso tenha alguma dúvida, você pode sempre contar com a gente!

 

Se interessou pelo assunto e quer saber mais sobre como sair do aluguel? Nós da brio podemos te ajudar. Entre em contato com um de nossos consultores.

LinkedIn
Share
YouTube
Instagram